A Origem do Pebolim

O Galego Alexandre Finisterre foi ferido em 1936 durante a Guerra Civil Espanhola. No hospital em que ficou internado, em Monserrat, conheceu muitas crianças também feridas e impossibilitadas de jogar Futebol. Então, ele se inspirou no Tenis de Mesa e criou o Futebol de Mesa.

A partir das instruções de Finesterre, seu amigo Francisco Javier Altuna, desenvolveu a idéia construindo a mesa e os componentes de madeira e metal que integram o jogo. A invenção foi Patenteada em 1937, mas após escapar do fascismo na França, Finesterre perdeu os Papéis da Patente.

Depois de ter sido exilado para a América do Sul, introduziu algumas alterações, tais como a barra de aço, e divulgou o jogo pelo Continente. O Jogo rapidamente divulgou-se pela Europa. Tanto que, na década de 1960, quando Alexandre Finisterre regressou à Espanha, o jogo encontrava-se já largamente divulgado, embora muito crédito desta divulgação se deva ao fato dos fabricantes Valencianos o assumirem como Jogo Nacional.

Contudo essa versão da Origem do Futebol de mesa é contestada pelos Alemães, que garantem que o jogo foi criado por Broto Wachter, que teria comercializado uma Mesa de Futebol já no Ano de 1930. A diferença é que todos os objetos eram de madeira, incluindo as barras; e os ¨Jogadores¨ não tinham forma de bonecos, sendo Pequenos Triângulos.

Hoje em dia, o Futebol de Mesa é muito popular e as mesas mais modernas possuem Barras de Titânio, Bonecos de Plástico e até Placar Eletrônico.

Nomenclatura

Em cada País, o Futebol de Mesa tem um nome diferente, sendo que no Brasil há Três Nomenclaturas mais comuns.

O nome mais comum para a maioria dos Estados Brasileiros é ¨Totó¨, porém :

  • Em São Paulo, Paraná, Sul de Minas Gerais, Santa Catarina e grande parte do Rio Grande do Sul o Jogo é chamado de ¨PEBOLIM¨.
  • No Rio de Janeiro, Norte de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, etc é chamado de ¨Totó  ou  Fla-Flu ¨.
  • Na Língua Espanhola, também há diferenças entre alguns Países.
  • Na Espanha, utiliza-se o termo ¨futbolín¨,
  • Na Argentina é chamado de ¨metegol¨.
  • Nos Estados Unidos é chamado de ¨foosbooll¨,termo criado da palavra alemã fuBball .
  • Na França é chamado de ¨baby-foot¨,Na Alemanha é chamado de ¨TischfuBball¨, ( Futebol de Mesa).
  • Em Portugal é chamado de ¨Matraquilhos¨ ou  ¨Matrecos¨

Apesar das diversas nomenclaturas, as federações nacionais, quando existem, costumam utilizar o ¨Nome Genérico¨ de Futebol de Mesa, como a Fédération Française de Football de Table¨.

O uso do termo Futebol de Mesa, porém não deve ser confundido com o ¨Futebol de Botão¨, que também é conhecido no Brasil pelo nome de ¨Futebol de Mesa¨ e conta, inclusive com Federações Estaduais que utilizam esse Termo.